A História do Restaurante Virgulino
Quem ajudou a realizar esse sonho?
O Virgulino foi criado por uma baiana chamada Elisangela Abade, nascida e criada em uma pequena cidade do interior da Bahia chamada Barra do Mendes. Ela veio morar em São Paulo, onde construiu sua família: o marido, Wagner Martins, essencial na fundação do restaurante, a filha, Clara Abade, e a cachorrinha, Maggie.
O restaurante foi inaugurado em maio de 2023. Desde então, Elisangela e Wagner trabalharam duro para desenvolver um cardápio, uma decoração e uma estética que celebrassem as tradições do Nordeste. Toda a decoração típica foi feita pela própria fundadora — afinal, ninguém melhor que uma nordestina fiel para criar um ambiente acolhedor e cheio de referências à sua terra natal. A equipe é majoritariamente formada por nordestinos, garantindo a essência da região em cada detalhe. Uma colaboradora fundamental na criação do Virgulino é Andreia Gomes, cearense nascida em Tamboril, que ajudou em cada etapa e continua contribuindo, alegrando a vida dos funcionários e clientes.
Elisangela se inspirou fortemente em sua infância e nas experiências vividas em sua terra natal para compor todos os detalhes do restaurante. Inclusive, é possível ver uma foto de sua avó, conhecida como Dinda Bela, entre os elementos da decoração. Seus pais, Laudisia e Elisaudo, e seus irmãos, Elisandro, Magali e Amauri, também foram essenciais para o conhecimento que ela adquiriu ao longo da vida na Bahia. Todos acompanham com muito orgulho o sucesso do restaurante lá de Barra do Mendes, orgulhosos da filha e irmã que viram crescer.